Os piolhos que parasitam porquinhos da índia são em geral da espécie Gliricola porcelli (que tem 1 a 1,5mm, estreito) e Gyropus ovalis (com 1 a 1,2mm, oval), e assim como os ácaros da sarna, são considerados de acolhimento específico, ou seja, necessitam do porquinho para sobreviver. Há uma terceira espécie de piolho, o Hispidium Trimenopon, mas a infestação por esta espécie é muito rara. Os piolhos são insetos malófagos, achatados e sem asas, que raspam a pele para se alimentar do líquido das células. O piolho mais comum em porquinhos é o Gliricola porcelli. É um piolho de cor clara (branco ou amarelo-claro). A infestação geralmente não demonstra sintomas, a não ser quando ocorre em grande quantidade. Os piolhos podem causar coceira, perda de pelos e crostas na pele, devido à coceira excessiva. Os piolhos são visíveis a olho nu. São encontrados em maior quantidade ao redor das orelhas, na cabeça, pescoço e costas. Em infestações graves, podem ser vistos ao redor dos olhos. Ao exame microscópico, é possível notar ovos dos parasitas grudados aos pelos.
Os piolhos raramente deixarão seu hospedeiro, e a transmissão acontece através do contato direto com outro porquinho contaminado, ou através de forração ou utensílios contaminados. Também podem ser transportados por uma pessoa que tratou ou teve contato recente com um porquinho contaminado. Materiais de forração que não tenham tido contato com porquinho, como feno ou maravalha comprados, não conterão piolhos. Assim como no caso da sarna, os porquinhos mais jovens ou fracos serão mais contaminados.
Tratamento
A infestação por piolhos é facilmente tratada com Ivermectina tópica, na mesma dose usada pra tratamento da sarna. Não se esqueça de que a dose deve ser calculada com cuidado, de acordo com o peso do porquinho, e não deve ser usada em filhotes com menos de 340 gramas de peso. A ivermectina funciona melhor para piolhos quando usada topicamente, pois os piolhos são insetos que raspam a pele, e não sugadores. A Ivermectina é uma droga potente que é absorvida através da pele e exige precisão no cálculo da dosagem para evitar efeitos colaterais graves. Doses incorretas de ivermectina, mesmo em aplicação tópica, podem causar a morte.
Tratamento Alternativo
Assim como no caso da sarna, existem tratamentos alternativos. Criadores indicam banhos com sabonete Sarnatyl® (uso veterinário) ou Tetmosol® (uso humano). No caso da infestação por piolhos o banho pode ser dado a 7 dias, repetidos no mínimo 2 vezes. Também, não é indicado o uso de pós, sprays ou outros shampoos, pois estes podem conter elementos perigosos aos porquinhos da índia. Leia sempre os componentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário