segunda-feira, 9 de junho de 2014

Piolho em porquinho da índia

Piolhos

   Os piolhos que parasitam porquinhos da índia são em geral da espécie Gliricola porcelli (que tem 1 a 1,5mm, estreito) e Gyropus ovalis (com 1 a 1,2mm, oval), e assim como os ácaros da sarna, são considerados de acolhimento específico, ou seja, necessitam do porquinho para sobreviver. Há uma terceira espécie de piolho, o Hispidium Trimenopon, mas a infestação por esta espécie é muito rara. Os piolhos são insetos malófagos, achatados e sem asas, que raspam a pele para se alimentar do líquido das células. O piolho mais comum em porquinhos é o Gliricola porcelli. É um piolho de cor clara (branco ou amarelo-claro). A infestação geralmente não demonstra sintomas, a não ser quando ocorre em grande quantidade. Os piolhos podem causar coceira, perda de pelos e crostas na pele, devido à coceira excessiva. Os piolhos são visíveis a olho nu. São encontrados em maior quantidade ao redor das orelhas, na cabeça, pescoço e costas. Em infestações graves, podem ser vistos ao redor dos olhos. Ao exame microscópico, é possível notar ovos dos parasitas grudados aos pelos.
 



   Os piolhos raramente deixarão seu hospedeiro, e a transmissão acontece através do contato direto com outro porquinho contaminado, ou através de forração ou utensílios contaminados. Também podem ser transportados por uma pessoa que tratou ou teve contato recente com um porquinho contaminado. Materiais de forração que não tenham tido contato com porquinho, como feno ou maravalha comprados, não conterão piolhos. Assim como no caso da sarna, os porquinhos mais jovens ou fracos serão mais contaminados.

Tratamento

    A infestação por piolhos é facilmente tratada com Ivermectina tópica, na mesma dose usada pra tratamento da sarna. Não se esqueça de que a dose deve ser calculada com cuidado, de acordo com o peso do porquinho, e não deve ser usada em filhotes com menos de 340 gramas de peso. A ivermectina funciona melhor para piolhos quando usada topicamente, pois os piolhos são insetos que raspam a pele, e não sugadores. A Ivermectina é uma droga potente que é absorvida através da pele e exige precisão no cálculo da dosagem para evitar efeitos colaterais graves. Doses incorretas de ivermectina, mesmo em aplicação tópica, podem causar a morte.  

Tratamento Alternativo

    Assim como no caso da sarna, existem tratamentos alternativos. Criadores indicam banhos com sabonete Sarnatyl® (uso veterinário) ou Tetmosol® (uso humano). No caso da infestação por piolhos o banho pode ser dado a 7 dias, repetidos no mínimo 2 vezes. Também, não é indicado o uso de pós, sprays ou outros shampoos, pois estes podem conter elementos perigosos aos porquinhos da índia. Leia sempre os componentes.



Doenças comuns em Porquinho da Índia

Antes de tudo, deixamos claro que orientamos os donos quando os porquinhos têm problemas simples, porém não substitui a consulta com o veterinário! Pode ser que pareça um problema simples mas pode não ser tão simples assim e cada minuto é importante! Se notar qualquer mudança de comportamento ou algo grave, não fique esperando uma resposta aqui no fórum... Leve teu porquinho ao veterinário, pois alguns problemas podem levar o porquinho a morte em pouco tempo! Fiquem atentos! 

 É muito importante conhecer sinais de doença que seu porquinho possa manifestar. Porquinhos decaem rapidamente e demoram a demonstrar sintomas de doença. Por isso, se você desconfia que algo está errado com seu porquinho da índia, não espere! Ele não vai melhorar sozinho. Assim como nós humanos precisamos de um médico quando ficamos doentes, os porquinhos precisam de cuidado veterinário especializado com urgência caso demonstrem qualquer sinal de que algo não está indo bem.

Conheça abaixo alguns sintomas das doenças mais comuns:

SINTOMASPOSSÍVEIS CAUSAS
O porquinho não comeAnorexia, Infecção do Trato Respiratório, Má Oclusão Dentária, Outros.
Perda de pesoMá Oclusão Dentária, Outros. 
Respiração forçada, ofeganteInfecção do Trato Respiratório, Problemas Circulatórios (cardíacos), Outros.
Olhos irritados, espirrandoInfecção do Trato Respiratório, Outros.
Pêlos arrepiados, ásperosInfecção do Trato Respiratório, Outros.
Olhos embotados, lacrimejandoInfecção do Trato Respiratório, Outros.
Postura encurvada, porquinho muito paradoInfecção do Trato Respiratório, Outros.
BabandoMá Oclusão Dentária, Outros.
Fezes líquidasDiarréia (causas diversas).
Ausência de fezesAnorexia, Bloqueio Intestinal, Outros.
Ausência de urinaCálculo Urinário, Outros.
Presença de sangue na urinaInfecção do Trato Urinário, Cálculo Urinário, Problemas Uterinos (fêmeas), Outros.
Mancando, anda saltandoFerimento, Deficiência Mineral, Escorbuto, Artrite, Outros.
Pêrda de pêlos, coceiraSarna, Micose, Outros.
Perda de equilíbrioInfecção no Ouvido, Envenenamento, Outros.
Cabeça inclinada para um ladoInfecção no Ouvido, Torção de Pescoço, Outros.
Problemas no partoDistocia, Placenta Retida, Outros.

   Note que existem sintomas diferentes que podem indicar o mesmo problema, mas também há sintomas que podem ser causados por problemas diferentes. Além das prováveis causas listadas acima, há outras que somente seu veterinário especializado poderá constatar e tratar corretamente.

   Não demore a levar seu porquinho ao veterinário caso você desconfie que há algo errado. Porquinhos da índia tem por característica esconder sintomas de doenças. Esperar pode fazer ser tarde demais.


Porquinho da Índia não é Hamster!!